Como transformar o meu hobby em negócio?
Uma das principais dúvidas que surgem quando desejamos criar um negócio é: como começar?
A realidade é que o pontapé inicial para qualquer negócio é a fase mais difícil para qualquer empreendedor. Isto acontece, pois exige uma série de análises e planejamentos que, talvez, você não esteja tão acostumado.
É por este motivo que selecionamos algumas dicas básicas para você se tornar um empreendedor de sucesso!
1. Analise o seu mercado
Independentemente do produto que você tenha a oferecer, a primeira coisa que você precisa fazer, antes de colocar a mão na massa, é analisar o mercado ao qual você fará parte.
Afinal, quem é seu público alvo? Quais são seus principais concorrentes? Qual é o preço de mercado do produto ou serviço que deseja oferecer? Como você pode trazer um diferencial que destaque os seus produtos dos que já estão disponíveis no mercado?
As respostas a essas perguntas devem ser consideradas para que então você inicie o processo de planejamento do seu produto.
Lembre-se que um hobby só poderá se tornar um negócio se existir demanda (desejo de compra) do público consumidor, caso contrário, você poderá ter mais perdas do que lucros.
2. Tenha certeza que é isso que você deseja na hora de transformar seu Hobby em negócio
Abrir um negócio não é uma tarefa fácil, mantê-lo muito menos. Existirão momentos altos e baixos na sua jornada e você precisará de foco para manter-se em seu objetivo.
É importante que você se sinta bem com o que está fazendo, e que acima de tudo, você seja capaz de se visualizar realizando este empreendimento no futuro. Afinal, o objetivo de transformar um hobby em negócio é trabalhar com aquilo que você gosta e te dá prazer.
O que nos leva a próxima dica:
3. Faça uma lista de prós e contras
Tudo no mundo tem pontos positivos e negativos. Se o seu objetivo é mudar de perspectiva, saiba mensurar as consequências que estes atos trarão a sua vida. Se você possui um emprego, por exemplo, avalie o quanto o seu empreendimento afetará na rotina de seu trabalho atual.
Lembre-se que ao iniciar um negócio, você precisará adaptar toda a sua rotina, bem como da sua família. Existirão custos que antes não existiam em seu orçamento mensal, o tempo disponível para a família e atividades de lazer se tornarão mais escassos e você também encontrará alguns percalços no caminho a serem superados para a solidificação do seu negócio.
Toda nova ideia necessita de investimento financeiro, físico e mental que você deverá conciliar com sua rotina atual de trabalho e família. É importante destacar que você só pode deixar seu emprego atual, se for seu desejo, após a consolidação de seu novo empreendimento.
Esta é uma etapa importante, pois ao analisar os pró e contras conseguimos ter o real entendimento do que enfrentaremos, dificuldades e vitórias, na estruturação do negócio e ter clareza se é um desejo passageiro ou duradouro.
4. Estruture o seu plano de negócios
Esta é sem dúvidas a etapa mais importante para que você tenha um negócio de sucesso e com bons rendimentos. Aqui, você precisará entender alguns fatores importantes de seu empreendimento que afetarão diretamente a rentabilidade e a qualidade do produto que você se propõe a oferecer.
Todo bom negócio baseia-se em um planejamento financeiro detalhado. Para garantir um negócio de sucesso você precisa ter compreensão prévia de como seu negócio se desenvolverá, do ponto de vista de análise de mercado, da concorrência (mapeamento), fornecedores e preço dos insumos, marketing – como será sua divulgação, e o preço de venda de seu produto, projeção de receitas e custos, etc.. Idealmente, o período de projeção e análise do empreendimento deve ser de 5 anos.
Você não precisa ser um especialista para elaborar um plano de negócios. Conhecendo sobre o produto a ser comercializado como, etapas necessárias para sua produção, dinâmicas próprias de seu processo de divulgação e venda e pós venda (atendimento, troca, etc.) além das atividades administrativas necessárias para a gestão do negócio, com uma planilha em excel você é capaz de desenvolver um plano que te auxiliará a percorrer o caminho ao longo da jornada como empreendedor.
A seguir descrevemos algumas das principais atividades para a elaboração do plano de negócios do ponto de vista estratégico e financeiro.
Vamos a elas:
Análise de Mercado
Através da análise de Mercado, você entenderá quem são seus clientes (persona) e como atua a concorrência. Esta é a parte mais importante do seu planejamento/pesquisa, pois será nesta etapa que irá compreender os aspectos mais relevantes do mercado no qual você irá atuar.
Análise da concorrência
É muito importante ficar de olho nos concorrentes. Um aspecto relevante dessa análise é verificar os pontos fortes e fracos e comparar com o que você está planejando para o seu empreendimento.
Análise de fornecedores
Os fornecedores são aqueles que proverão ao seu negócio a matéria prima ou serviços necessários para seu funcionamento. Pesquise e avalie as melhores opções, sim, é no plural mesmo, é importante que tenha alternativas caso encontre problemas, seja a respeito da capacidade de fornecer a quantidade desejada ou o preço apresenta-se acima do esperado. Entenda o momento e capacidade de cada um deles e estabeleça uma relação próxima, de forma que você tenha sempre boas negociações.
Plano de marketing
O plano de marketing dará objetividade ao seu negócio, é nele que você descreve o que se propõe a entregar aos seus clientes. Quais os produtos e serviços que estarão disponíveis e seus diferenciais. É neste momento que você detalhará as estratégias de venda e como se dará a entrega de seus produtos e serviços aos clientes finais.
Plano operacional
Neste estágio você descreverá como será o dia-a-dia do seu negócio, irá demonstrar as etapas necessárias no processo de elaboração e venda do seu produto ou serviço. Na prática, você irá descrever como as coisas deverão ser feitas, desde o armazenamento da matéria prima, elaboração do produto, estoque adequado do produto acabado, definição e formatação dos meios de entrega, etc. É através das definições de padrões de elaboração e atendimento que você garantirá a qualidade do seu produto ou serviço.
Plano Financeiro
No plano financeiro você deverá definir todos os aspectos que envolvem dinheiro, receitas, despesas, investimentos e capital de giro de seu Plano de Negócios. Para escrever o planejamento financeiro, considere, para todas as etapas do seu plano descritas até então, receita com vendas, matéria-prima, fornecedores, equipamentos, estabelecimentos físicos (aluguel), domínios e hospedagem de lojas online, salários, marketing, impostos, etc. O resultado disso tudo, apresentado em números, será o seu Plano Financeiro.
Isso, como dito anteriormente, em periodicidade mensal e por 5 anos. Com ele, você terá uma noção de como será o resultado de seu empreendimento ao longo do tempo, haverão momentos em que a receita será menor que as despesas, neste caso você precisará de recursos (capital de giro) para superá-los, em outros o contrário, receitas superiores que as despesas, momento de constituir reservas para realizar investimentos quando necessário.
É através do planejamento financeiro que conseguimos verificar o momento, o mês em que o empreendimento começa, de forma consistente, a gerar resultados positivos (receitas maiores que as despesas), o que chamamos de breakeven.
Outra informação importante extraída do planejamento financeiro é o total de recursos necessários para a implantação do empreendimento (capital de giro). Ao somar, no início do negócio até o breakeven, os valores em que o resultado foi negativo teremos o quanto é necessário para a estruturação do negócio e como precisaremos desses recursos ao longo do tempo.